segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Opine

Esta atividade é somente para os alunos do 8º e 9º ano. Os alunos do 9º ano deverão postar seus comentários até o dia 30/08 e os alunos do 8ºano a partir do dia 01/09 até 07/09.Leia a reportagem abaixo e faça um breve comentário de cinco linhas (no mínimo) expondo sua opinião contra ou a favor sobre o assunto lido. Pesquise outras fontes para sustentar sua opinião e utilize a norma culta da língua.

O Orkut faz mal ao cérebro?

Cientista diz que uso de redes sociais pode causar distúrbio psicológico.

Foi manchete em jornais, revistas e sites do mundo inteiro: segundo uma cientista da respeitadíssima Universidade de Oxford, o uso diário de redes sociais como Orkut e Facebook reconfigura o cérebro, e não para melhor. "Essas tecnologias podem infantilizar o cérebro, que ficaria predisposto ao distúrbio de déficit de atenção (DDA)", afirmou a neurocientista Susan Greenfield. Esse tipo de alegação não é nova, mas fez barulho porque Susan é uma cientista respeitada, autora de vários livros e especialista em mal de parkinson. Ela também é deputada no Parlamento inglês, o que levou muita gente a especular que seus motivos sejam menos científicos do que políticos: Susan, que admitiu não ter provas do que está dizendo, teria feito a acusação simplesmente para aparecer e ganhar votos. Seja como for, a internet não está nem aí: há cada vez mais redes socias, e as pessoas já ficam mais tempo nelas do que no e-mail. A maior de todas as redes, o Facebook, acaba de superar 175 milhões de usuários - no próximo mês, deve superar a população do Brasil.
Revista Super Interessante (p.37 abr/2009)

37 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluna: Isabelle Santos
Série:9ºano

Acho que depende da maneira como o usuário utiliza o Orkut ou Facebook, pois sendo uma pessoa equilibrada, mesmo que seja curiosa, não terá a sua "vida" afetada por essa mania.

Unknown disse...

Aluna:Ellen Stefanon
Ano:9°
Data:29/08/09

Ficar por muitas horas em redes sociais, causa distúrbios sim, como exemplo, faz com que o usuário fique com sua mente limitada, não utilizando mais sua capacidade de opinião. E a melhor maneira de evitar prejuízos para quem faz uso contínuo das redes sociais, seria controlar o uso dele, usá-lo com mais cautela.

Unknown disse...

Aluno:Gustavo Aguiar Buchler
Ano:9º

Em minha opinião depende muito de quem é o usuário e quanto tempo ele fique no orkut ou em outras redes sociais, mas para não correr o risco de acabar com algum distúrbio basta controlar o uso desses sites assim como o uso do computador.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabrielno disse...

Aluno: Gabriel Nogueira.
Ano:9º

Eu acho que o orkut e o facebook fazem mal, mas só quando fica muito tempo na tela do computador já ocorreram casos de vários problemas que ocorreram com pessoas que mexeram muito tempo.

Unknown disse...

Aluno:Claudio Junior
Série:9°ano
Em minha opinião depende o tempo que a pessoa fica em uma dessas redes socias,depende também o que ela faz,pois se entrar e ver apenas o que aconteceu na sua conta ou procurar alguem para dizer alguma coisa importante não vejo mal nenhum

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluna:Francine Pereira
Série:9° ano

É certo que tudo usado em excesso pode nos prejudicar ou até então causar dependência.Por isso devemos diminuir o tempo de navegação nesses tipos de redes sociais.

Ana Carolina G Bellot disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carolina G Bellot disse...

Depende de cada pessoa e como ela utiliza a rede social. Se ela passa horas na Internet, é claro que pode vir a ter alguma consequência. A melhor forma de se usar, é controlando as horas de navegação.

matheus venancio disse...

Aluno: Matheus venâncio
série: 9 ano

Eu acho que tudo demais faz mal,mas se você souber usar corretamente respeitando os limites acho que não tem problema; até porque o orkut é um meio de comunicação

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluno: Gabriel Costa Rangel
Ano: 9º
data: 29/08/09

O uso de redes sociais pode prejudicar sim a atenção dependendo da maneira que o usuário utiliza o facebook ou o orkut, o efeito sobre a atenção varia de acordo com o usuário,pois se não causará grandes problemas.

Sandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandro disse...

Aluno:Sandro José
Série:9ºano

Eu acho que faz mal, porque a vida pessoal não e muito boa, então ela busca uma alternativa que no caso são os site de relacionamento (orkut ou facebook) e realmente pessoas que ficam muito tempo parecem não se interessar por nada alem da tela do computador.

BrunoCaesarBC3 disse...

Bruno Cesar
8 Ano

Na minha opinião , a pesquisa está um pouco exagerada. Não acho que redes sociais podem fazer TANTO mal assim. Do mesmo modo , não quero dizer que eles chegam a fazer bem. O uso destes meios de comunicações de forma abusiva e descontrolada pode fazer com que as pessoas tenham uma visão distorcida do mundo e até de si mesmas.

Aninha disse...

Aluna:Ana Carolina
8º ano

Acho que muitas pessoas exageram na hora de usar o orkut ou facebook,elas chegam a ficar horas e horas na frente de um computador.Não sei se concordo com a Susan,mas o uso exagerado da internet com certeza causam vários problemas como:dificuldade de relacionamento,falta de atenção e dificuldade nos estudos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluna: Linda Sarah
Série: 8°ano

Na minha opinião, depende, se você ficar viciado, pode afetar a sua vida por causa desse vício. Mas se usar o computador menos compulsivamente, só vai ser um modo de laser.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebecca disse...

Aluna: Rebecca
Série: 8° ano

Na minha opinião, depende de como a pessoa vai usar o computador , se viram um vício, é porquê já estrapolou no limite. Mas se vai para o computador por diversão ou porquê tem que trabalhar, já não é vício. Achei essa pesquisa meio exagerada, ate porquê, nem tem como comprovar que é verdade.

Unknown disse...

Camila Ribeiro
série:8°

Acho que se a pessoa souber usar a internet (o orkut e o facebook), e não ficar tanto tempo, ela não vai ficar com nenhuma dificuldade, mais se ela exagerar pode ser que ela fique sim com problemas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluna: Carolina Dias Santos
Ano: 8º

A internet traz muitos benefícios para nós. Ela é um meio de comunicação prático e rápido. Tudo aquilo que é utilizado em excesso faz mal, e muitas pessoas exageram ao utilizá-la. O orkut, msn ou facebook podem sim acabar atrapalhando de certo modo a nossa gramática, pelo fato de que muitas palavras são abreviadas (como por exemplo a palavra você que abreviada vira vc).Os adolescentes e as crianças passam horas exageradas em frente ao computador.Muitas pessoas acham os comentários exagerados, porém, pesquisas revelam que o tempo em que eles ficam em frente a tela de um computador são maiores do que o tempo imaginado por muitos. "Os homens passam, em média, 16,4 horas por semana na frente do monitor, enquanto as mulheres ficam 9,2 horas, segundo a mesma fonte. De acordo com a pesquisa, 8,5% dos jovens entrevistados mostraram "problemas patológicos" com os vídeos games, que se manifestam em sintomas clínicos que prejudicam suas relações familiares e sociais.”.
Olhando dessa maneira os números não são assustadores?
A internet traz sim muitos benefícios, mas é necessário utiliza-la com consciência .

Larissa disse...

Larissa Ramalho
8º ano

Em minha opinião, se ficar muitas horas na internet, sendo no msn, orkut, facebook ou outros, pode sim, atrapalhar em várias coisas o ser humano, por exemplo os estudos, gramática, em expressar sua opinião, relacionamento etc, mas quando chega a esse ponto se torna um vício, e a internet não tem que ser usada assim, e sim como meio de comunicação(mas de forma controlada), de pesquisa e trabalho. E é para fazer coisas na internet, não sendo de madrugada, como relata uma pesquisa realizada na (UNICAMP), muitos adolescentes usam a internet de madrugada, e isso atrapalha muito na qualidade do sono, e rendimento escolar "a pesquisa avaliou que 35% dos jovens não usam computadores à noite. Entre os 65% que utilizam, 75,96% o fazem nos dias de semana entre 18 horas e 6 horas e 90,38% nos fins de semana das 17 horas às 3 horas", isso é vício.
USE A INTERNET CONTROLADAMENTE

Stefany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stefany disse...

Bom, eu concordo em termos com a Susan Greenfield. Claro que internet não é a melhor coisa do mundo, mas se usarmos com inteligência tudo fica fácil. E na questão do orkut e do facebook, a minha opinião é: sei que se eu ficar muito tempo vou ter problemas depois, mas sem eles também não dá pra ficar.
'O estudo investigou, ainda, quais foram as cinco principais atividades feitas pela internet em outubro de 2008. A maioria dos entrevistados (81%) disse que utilizaram algum mecanismo de busca para encontrar informações genéricas, enquanto 76% acessaram o noticiário, outros 74% usaram home bankings, 65% consultaram a previsão do tempo e 63% buscaram um produto ou serviço antes de efetivar a compra.
O item lazer/entretenimento, ao contrário do que se esperava, não aparece entre as prioridades dos internautas. Práticas clássicas, como “assistir a um videoclipe” ou “ouvir música” ocuparam, respectivamente, a oitava (51%) e a décima (44%) posição no ranking.'
Então nesse caso eu fico com o meio termo, sou a favor do orkut e do facebook mas com o tempo moderado.

igor disse...

Bom, eu não tenho orkut e nem facebook, mais eu acho que tudo
depende do usuário, e de como ele utiliza seu orkut ou facebook, mais mesmo asim o orkut e o facebook não deicham de ser uma porta para vírus e pedofilia.

thaina266 disse...

Aluno: Thainá Azeredo
série: 8º ano

Dependem da forma que é utilizado, o Orkut e facebook. As pesquisas feitas pela cientista e deputada Susan Greenfield. Pode sim ter apresentado resultados, que prove essas afirmações. Esse tipo de alegação feita pela cientista levou alguns usuários das redes socias a desconfiar de sua intenção pelo fato de não ter provas concretas. O que foi relatado reforça uma idéia, que visa popularidade política e ao mesmo tempo divulgação de livros que fala das pesquisas sobre o mal de Parkinson.

Unknown disse...

Cada vez mais o uso da internet é discutido nas escolas, nos meios de comunicação e deve também ser comentado nas casas pelos pais com seus filhos.
De acordo com uma pesquisa sobre hábitos de navegação realizada pela SaferNet Brasil com 875 jovens internautas, 80% classificaram sites de relacionamento como um dos preferidos.
Acredito que os sites orkut ou facebook usados com moderação não causam prejuízos.
Concordo com a cientista Susan Greenfield, em parte, sem limites o uso de redes sociais pode sim afetar o cérebro.

Unknown disse...

Bom isso depende de cada um. Acho que a internet nos traz milhares de benficios, e que a um certo exagero da parte da cientista. Pois certamente é visivel alguns erros que cometemos devido ao costume de internalta, mas ao mesmo tempo que existe essa preocupaçao a outra parte excelente da internet cujo algumas pessoas acusam ser , vamos dizer inuti, que ajuda muitos com pesquisas e repostas claras e objetivas que talvez nem tenham em nosso país. Não deixando de frisar que temos de nos dar um certo limite para que nao fiquemos totalmente "ciberneticos", de acordo com pesquisas a muitas pessoas que realmente ficam alucinadas pela internet e acabam levando vida vegetativa, mas essa porcentagem é muito pequena, oque nos dá certeza de que o controle que os pais tem sobre os filhos estao realmente poupando que essa porcentagem almente.A minha opiniao é essa, depende de quanto a pessoa esta utilizando a internet e os costumes dos sites de relacionamentos, aplicando em suas vidas, temos que ter conciencia que esse mundo não é real.

Unknown disse...

Aluno: Ramon
série:8º ano

Bom,se uma pessoa fica tempo demais nafrente do computador,ou melhor na internete ela pode fica viciada e isso pode prejudicala porque ela ficara tempo de mais na internete e não terá tempo para resolver seus problema do dia-dia e guando ela se der conta o dia ja se foi o pior e que tem pessoas que não assume que fican tempo de mais na internete. o uso de enternete em Excesso pode atrapalha seu desempenho escolar, sua saúde e seus relacionamentos com a família e os amigos. os adolescentes devian ter um horario para entra no internete porque deve aver um equilibrio.eu concordo com algunms coisa que Susan Greenfield falou,e tambem acho que faz mal sim tempo de mais na internete e que pode causar disturbios, sem falar no mode de escrever, porque as pessoas te a mania de abrevias tudo
exe:você(vc),fala(fl),tudo(td),que (q),o que(oq),tbm(tambem)e etc.